Algumas notas sobre: Quero gastar pouco!

Uncategorized
O blog vai fazer um ano. Comecei escrevendo e mostrando coisas bem simples, dúvidas pessoais e referências que eu ia encontrando no we heart it e no tumblr. Quem lembra do post “tinta imantada funciona mesmo?” e “duas notas: Closet usando araras”? Nessa época eu nem tinha muita domínio sobre os posts, levava quase três horas pra escrever um texto de 15 linhas… estou lembrando isso, porque andei refletindo sobre os posts e, fazendo uma análise mais profunda, dá pra perceber que o estilo de decoração apresentado aqui no blog mudou um pouquinho. Vamos dizer que ficou mais “houzz”, creio que porque fui me aprofundando na profissão e acabei ficando mais rigorosa quanto ao que penso ser realmente bonito. Só que grande parte das referências que eu estava utilizando, são projetos europeus ou americanos, o que foge MUITO da nossa realidade aqui no Brasil. Tá, nem é tão diferente assim. Mas aqui no Brasil, por exemplo, não é tão fácil e barato encontrar cama com dossel. Sem falar que moramos em um país tropical (abençoado por Deus e bonito por natureza #nãoresisti), logo, não há quem aguente a cama muito enfeitada, sabe, com lençol de cama + edredom + colcha de cama + duvet… talvez em algumas épocas do ano e em uns poucos lugares. No Pará, ai de mim se usasse mais que um lençol na cama! Morria de calor. 
Quero dizer que as coisas vão ficar mais selecionadas por aqui. Não dá pra parar de postar essas referências do exterior, que são lindas! Mas, também é preciso mostrar como podemos usar as coisas por aqui, do jeito que a gente precisa, que é como realmente vai funcionar. Para começar, preparei esse post com algumas dicas simples pra quem gosta de tudo arrumadinho mas nem tá afim de gastar muito:
  • Observe! Sabe por que em blogs e sites de decoração geralmente tem muita imagem e pouco texto? Porque é assim que a gente descobre o que quer: Olhando. Observando. Nem tudo o que é bonito vai servir pra gente. Mas, quando gostar muito de algum ambiente, tente descobrir o que foi que você gostou. Foi a cor? A disposição dos móveis? Algum objeto específico? Anote. Conforme você for observando outros ambientes, você vai encontrar outras coisas que podem se encaixar com o que você gostou anteriormente. Assim, você vai conhecendo o seu estilo e entendendo o que vai ficar legal de acordo com o seu bolso. Garanto que muita coisa vai ser descartada, coisas liiiiindas, que “um dia, quem sabe”. Mas hoje não.
  • Se você não pode pagar, se conforme e encontre outra ideia. Mas não seja “mão de vaca”. Outro dia, fui comprar uma estante de inox, que estava no projeto que fiz pra minha sala. Chegando na loja, vi uma outra estante maior e mais barata. Era de inox também, mas ia dar um aspecto completamente diferente do que eu queria, por conta do tamanho, só que estava mais barata e eu só não mudei de ideia porque quem estava me acompanhando sabia que depois eu ia me arrepender e me impediu. E eu sou designer né (enjoadíssima com essas coisas!). Se não pode, não pode. Mas se pode, por favor não tenha pena!
  • Uma coisa de cada vez. Tem casos que a necessidade vai falar mais alto e você vai acabar comprando o mais barato (e, às vezes, o mais feio) porque o dinheiro não dá para o melhor e você precisa daquilo MESMO. Porém, se não for tão urgente assim, espere. É melhor esperar e comprar o que você quer, que provavelmente tem mais qualidade, do que comprar logo o mais baratinho (e correr o risco de nunca mais comprar o melhor ou gastar duas vezes).
Odeio que existam coisas tão absurdamente caras no mercado de decoração. No entanto, existem coisas que merecem o preço que tem. Outras não. Aprendi que sempre há um jeito de tornar tudo mais bonito. Se você não está disposto a pagar muito caro, pesquise, que vai acabar encontrando uma boa alternativa. Mas dependendo do tipo de coisa que você quer fazer, contratar um bom profissional, pode ser a melhor solução para o seu bolso. Esquece essa história de que arquiteto e designer é coisa pra gente rica, porque não é (e hoje mais do que nunca não é!).

Deu preguiça de ler tudo, não é?Sem imagens, piorou. Mas vai ter imagem no próximo post.

 É só acompanhar: Página do facebook!

assinatura blog

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply