10 passos para colocar em prática sua ideia de decoração- Parte I

Uncategorized

5 passos para colocar em prtica sua ideia de decorao

Estava pensando em um post da semana passada (“decoração bonita gastando pouco”) e resolvi fazer este post, partindo da ideia de que algumas coisas do post anterior podem não ter ficado tão claras para vocês quanto  para mim ou para outros designers.

Para quem não é formado nessa área, geralmente o trabalho parece muito fácil e simples…até que você comece a tentar fazer. E aí começam a surgir as dúvidas e você fica sem entender o motivo de sua ideia- que era tão simples- não ter ficado igual a como estava na sua cabeça.
Listei os 5 primeiros passos que você precisa dar para que a sua ideia saia do papel. Vamos lá?

  1. Faça uma seleção de tudo o que você tem no quarto como se fosse apenas arrumar. Analise os móveis, objetos de decoração, cortinas e tapetes. Se você tem dinheiro e quer trocar tudo, bom para você. Mas se o seu objetivo é gastar menos ( e quase sempre é), reflita se aquele seu móvel tão velho e acabado poderia passar por uma reforma ou ganhar outra função. Se os móveis estão novos, descubra a harmonia de estilo entre eles. Não tem nenhuma? Pensa bem, que às vezes a mistura de estilo surpreende hein! Sabe aquele vaso de flores que você odeia, mas foi presente? Doe, esconda, arrume uma nova função para ele… mas não tenha pena de se livrar de coisas que você não gosta, não quer ou não usa. A famosa frase de Mies Van der Rohe “Menos é mais” se aplica muito bem aqui. Defina o que fica e o que vai embora.
  2. Já tem uma ideia do que você quer? Se não tem, trate de arrumar uma. Até mesmo se resolver contratar um designer de interiores para fazer tudo, precisará saber o que você quer. Você pode começar olhando algumas revistas de decoração e marcando os quartos que você mais gostar. Procure também os estilos de decoração que tem mais a ver com você ( clique). Sabe aquela posição que a sua amiga ajeitou a cama dela e você A-DO-ROU? Pois é. Faça isso pensando sempre no espaço que você tem, tentando imaginar como ficaria e se você iria realmente gostar na prática.
  3. Agora que você já tem uma ideia, é preciso verificar se ela se encaixa com as coisas que você já tem ou virse-versa. Agora você vai desenhar o seu layout. Creio que essa seja a primeira parte dificultosa para uma pessoa sem muito conhecimento em arquitetura e design. Você precisa ter todas as medidas do seu espaço, bem como anotar os pontos de interruptores e tomadas. Você precisará de uma trena ( procure em lojas de materiais de construção). Se quiser definir o layout a mão, você vai precisar também de um escalímetro (clique!). Mas se prefere fazer tudo pelo computador, então só a trena basta ( e conhecimento em autocad ou sketchup). Depois de anotadas todas as medidas reais do espaço, desenhe tudo em escala, se uma parede tem 3 metros de comprimento, por exemplo, e você vai desenhá-la em escala de 1/100, no papel sua parede terá um traço equivalente a 3 centímetros ( mas obviamente você vai desenhar em escala maior). Faça o mesmo com o mobiliário existente, meça e desenhe em escala em um outro papel. Em seguida recorte todos os móveis desenhados.
  4. Agora você irá distribuir os móveis no espaço. E para isso, eu aconselho que você pesquise aqui “acerte na posição dos móveis” e aqui “Em casa proporção é tudo”. É muito importante saber as medidas mínimas de circulação para que você não fique se batendo no pé da cama a cada vez que precisar ir fechar a janela, por exemplo… ajeite os bloquinhos sempre tentando vizualizar o ambiente na realidade, enxergue o seu dia-a-dia dentro dele. Misture os blocos quantas vezes quiser, vá fotografando cada layout que montar e depois escolha os que mais gostar. Preste atenção nos detalhes e garanto que vai acabar encontrando o seu preferido. Se for possível, desenhe o layout com fita crepe no chão do quarto e ande pelo ambiente para ter certeza se é esse o que você quer.
  5. Seguiu esses passos e percebeu que estão faltando coisas? Então significa que você fez tudo certo. Agora pegue aquelas imagens que você escolheu lá no passo 2 e verifique o que está faltando para te agradar por completo. Faltam prateleiras? Talvez um tapete? Uma poltrona para sentar e ler?( sim, no quarto!)… e curta esse momento, que é um dos mais legais na hora de decorar um ambiente ( minha opinião haha).

Enquanto você começa a fazer isso eu vou escrevendo a parte II desse post, que você confere na semana que vem! Só ressaltando que, se na hora de definir o layout, você sentir a necessidade de quebrar alguma parede, pense mil vezes antes de fazer isso sem a ajuda de um profissional. Muito provavelmente surgirão problemas depois, caso você faça sem um auxílio competente.
Vocês tem algum método diferente de organizar a nova decoração? Já fez e deu certo? Conta pra gente!
assinatura blog

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply