livro-retalhos

Livro retalhos: resenha

Livros Slide

O livro Retalhos – título original Blankets – do autor Craig Thompson, foi publicado pela primeira vez em 2003 e trata-se de um romance gráfico (gênero mais conhecido pelo termo inglês graphic novel) autobiográfico onde o autor descreve sua infância com uma criação cristã rigorosa, seu primeiro relacionamento amoroso e suas percepções enquanto adulto em formação. O autor soube utilizar muito bem a mistura entre desenhos e palavras, criando uma história forte e delicada, com cenas muito tocantes revestidas de uma sutileza profissional.

livro-retalhoslivro retalhoslivro-retalhos
A história se divide em várias partes e segue uma estrutura que ora descreve o momento presente ora descreve o passado, criando contexto para as ações e pensamentos do personagem narrador. Certas partes da história só são possíveis de compreensão se os desenhos forem observados atentamente e isso é incrível para as descrições de momentos mais graves, porque através do desenho ele consegue contar o que aconteceu dando a devida importância ao mesmo tempo em que ameniza o impacto que as palavras teriam.

O livro Retalhos possui 592 páginas, mas a leitura é bem dinâmica (terminei em cerca de uma semana sem precisar fazer uma leitura corrida). O relacionamento entre irmãos é um dos temas na história que merece bastante atenção. Culpa, carinho, julgamento e confiança, entre outros sentimentos, são explorados de maneira muito bonita e melancólica (lembrei de várias situações da minha infância). A questão religiosa também tem em um peso enorme sobre tudo o que vai acontecendo na vida dele, as escolhas que ele faz e como ele reage com relação aos seus impulsos naturais.

livro-retalhoslivro-retalhosflores
O autor Craig Thompson é americano e nasceu no ano de 1975 em Traverse, Michigan. Trabalhou como designer em uma editora e publicou sua primeira graphic novel “Good-bye, Chunky Rice” em 1999, mas foi o livro Retalhos que lhe trouxe a fama acompanhada de vários prêmios de literatura. Ele também é autor de Habibi, outra graphic novel que estou com muita vontade de ler, baseada na cultura islâmica.

livro-retalhoslivro-retalhos livro-retalhos livro-retalhos livro-retalhos livro-retalhos

Eu definitivamente indico a leitura. Fiquei bem feliz de saber que ele está escrevendo a parte II (dá pra companhar o processo dele pelo instagram ó https://www.instagram.com/spacedumplins/ ).

Você encontra esse livro para compra na Amazon: Comprar livro retalhos na Amazon 

(esse é meu link de afiliada, o preço permanece o mesmo pra você mas eu ganho uma % da compra. Lembrando que todas as opiniões desse post são honestas e escritas por mim a partir da minha própria opinião)

Para quem se interessou pela leitura, vale a pena ler também: Resenha: Maus

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply