Cama com dossel para princesas modernas

Uncategorized

Cama-com-dosselProjeto de Mario Buatta
Quando pensamos em um quarto com uma cama dossel, a primeira coisa que costuma vir à mente é um quarto como o da imagem acima: Bem feminino, cheio de tecidos e estampas…quarto de princesa.E o motivo disso é que essas camas são realmente antigas. A cama dossel surgiu mais por utilidade do que por luxo, sua original função era a proteção contra os inconvenientes mosquitos e proteção contra o frio.
Na verdade, as primeiras camas dossel provavelmente eram de pessoas comuns que procuravam uma camada adcional de abrigo sob os seus frágeis telhados, algo que não fosse tão penetrável. As camas dossel com cortinas que podem cobrir completamente a cama foram usadas por senhores e nobres na Europa medieval para o calor e privacidade, já que seus assistentes muitas vezes dormiam no mesmo quarto. Até o século XVI, estas camas, mesmo as dos nobres, eram bastante suaves e macias. Durante esse período, o trabalho de esculpir na cabeceira da cama tornou-se popular e as camas dossel que se seguiram passaram a ser mais ornamentadas.
Uma cama dossel típica, geralmente se caracteriza por postes em cada um dos quatro cantos que se prolongam acima do colchão. O tecido ornamentado ou decorativo é muitas vezes drapeado através do espaço superior entre os postes e uma faixa contínua de pano pode criar um teto ou dossel diretamente sobre a cama.
Hoje essas camas existem em modelos e estilos diversos e, como na maioria das vezes o dossel é apenas decorativo, as cortinas e mosquiteiros tornam-se dispensáveis, se preferir. Elas já não são tão caras como antes, mas ainda não são de baixo custo. São indicadas para grandes espaços (eu sinceramente não imagino uma cama dossel em um quarto de 11m² por exemplo). Fora isso, é preciso lembrar que se você optar pelo cortinado em volta, terá que mantê-los sempre bem limpos, caso o contrário, a beleza vai toda embora. Mas se você resolver ter uma dessas mesmo, tire cuidadosamente as medidas do espaço: largura e comprimento, sem esquecer a altura. Desta forma você evita adiquirir uma cama dossel que não caiba no quarto, que seja muito grande para o espaço disponível ou então muito pequena, no caso de possuir um quarto de maiores dimensões.
As cortinas da cama de dossel ajudam a criar uma ilusão de altura no quarto, especialmente se estas cortinas ficarem penduradas diretamente no teto acima da cama. A distância entre o chão e o teto do quarto, quando usada esta técnica de decoração, cria a ilusão de prolongamento, parecendo que o teto é mais alto. Além disso, as cortinas podem ser colocadas de várias formas, como nas laterais da cama ou podem ser penduradas diretamente no teto, entre outras.
Quarto com cama dossel
Aqui no Brasil, é mais fácil encomendar uma cama desse tipo com um marceneiro ou serralheiro do que comprar em uma loja. Poucas lojas aqui tem esse tipo de cama e as que tem, além de não possuírem um preço acessível, tem poucas opções.

Abaixo seguem imagens com cama dossel dos mais diversos estilos:

cama-com-dosselFonte: Clique na imagem!
Cama-com-dosselProjeto:  Nate Berkus
cama flor de lis dossel loftFonte: Dom Mascate (Vendem aqui no Brasil!!)
camadossel4Fonte: Clique na imagem
cama-dossel-11Projeto:  Kara Mann
cama-dossel-12Projeto: Miles Redd

cama-dossel

quarto-da-menina-43-m²-estilo-provençal-francêsProjeto: Maite Maiani

quarto-casal-amarelo

Abaixo, o quarto do Edward no filme amanhecer ( na fictícea ilha Esme) e em seguida o quarto da Christina Aguilera:

edwardsroom
casa-de-famosos-christina-aguilera10

assinatura blog

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    amarilio melo
    18 Fevereiro, 2018 at 8:50 pm

    PARABENS, PROJETOS E DECORACOES LINDISSIMOS…

  • Reply
    Raízzi Pires
    29 Março, 2015 at 6:48 pm

    Como faz para tirar o dossel para limpar? Tem como tirar ele?

  • Reply
    Croft House
    6 Maio, 2014 at 2:50 am

    Conheça a cama dossel de solteiro da Croft House

  • Reply
    Anônimo
    8 Setembro, 2013 at 12:00 am

    MUITO LINDO MEU DEUS!BOM GOSTO VCS TEM..

    • Reply
      thyeme
      24 Outubro, 2013 at 11:12 pm

      Obrigada! <3

    Leave a Reply