watercolor-illustration-clouds

Meu processo criativo em uma ilustração

Arte Slide

Quase não acreditei quando olhei para o calendário e descobri que fazia mais de um mês desde que eu publiquei o último post, que era justamente falando sobre retornar a frequência constante de posts por aqui.

Então, para evitar que essa ausência se estenda por mais tempo, decidi mostrar uma ilustração que eu finalizei ontem e escrever um pouquinho sobre o meu processo.

Saindo do bloqueio criativo

Eu tive um bloqueio criativo geral nas últimas semanas e abandonei temporariamente praticamente todos os meus hobbies. Acho que só mantive uma lembrança de “vida normal” porque me dediquei muito ao meu trabalho.

Voltar a desenhar e pintar exigiu um pouco de esforço, mas quando eu começo, o processo todo costuma me fazer muito bem, então sempre vale a pena o esforço, mesmo quando não estou muito afim.

Eu tentei recomeçar fazendo sketchs todos os dias. Pelo menos um esboço completo, só com lápis mesmo, em um sketchbook pequeno (A6). Encontrei o livro da Heikala em promoção – ainda foi caro, mas o preço estava mais baixo do que antes – e essa compra foi um acerto porque o livro me deu o empurrão que eu estava precisando nesse momento para voltar a praticar desenho e para continuar estudando.

De onde surgiu a ideia

Eu não sei se vai ser sempre assim, mas as melhores ilustrações que eu já fiz até agora, incluindo essa do post de hoje, surgiram em sonhos.

A ideia surge em algum momento enquanto eu estou dormindo e eu tenho sempre um impulso de querer levantar e pelo menos anotar a ideia, senão fazer logo um rascunho, mas quase nunca levanto e, às vezes, a ideia fica na minha cabeça por vários dias até que eu faça algo com ela.

watercolor-illustration-clouds
Essa é a ilustração editada, com as nuvens mais brancas e um contraste maior entre os elementos

Acredito que é uma combinação das coisas que eu vejo e penso, na verdade eu li isso em algum lugar, algo assim sobre o processo criativo. Tive um sonho com a personagem deitada em uma nuvem no estilo de balão utilizado em quadrinhos para expressar pensamento, numa espécie de loop onde os pensamentos dela eram a nuvem onde ela se apoiava (?!).

Cometi erros em várias coisas e o resultado final ficou um pouco diferente do que eu queria expressar, achei que a ideia não ficou clara, então eu trabalhei essas alterações no computador.

Eu sonhei com a personagem deitada em uma nuvem no estilo de balão utilizado em quadrinhos para expressar pensamento, numa espécie de loop onde os pensamentos dela eram a nuvem onde ela se apoiava.

O meu objetivo é praticar bastante e aprender o suficiente pra conseguir trabalhar os meus “erros” sem depender de tecnologia. Gosto de arte digital, inclusive é algo que eu também quero fazer, mas como o meu foco agora é arte tradicional, mais especificamente com aquarela, é importante pra mim que eu consiga executar bem a técnica, mesmo que eu não consiga o resultado que eu quero de primeira.

Essa é a aquarela original, sem nenhuma edição, nenhum filtro (eu escaneei)

Então acho que eu vou editar no computador sempre que sentir vontade, mas pretendo refazer o desenho até ficar boa (ou morrer tentando haha).

Até o próximo! T

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Sarah
    6 Agosto, 2020 at 7:43 pm

    I feel like I’ve had similar experiences where I am trying to articulate an idea and don’t have the correct words to adequately express myself, especially when it comes to creative ideas.

  • Leave a Reply