Quase não acreditei quando olhei para o calendário e descobri que fazia mais de um mês desde que eu publiquei o último post, que era justamente falando sobre retornar a frequência constante de posts por aqui.
Então, para evitar que essa ausência se estenda por mais tempo, decidi mostrar uma ilustração que eu finalizei ontem e escrever um pouquinho sobre o meu processo.
Saindo do bloqueio criativo
Eu tive um bloqueio criativo geral nas últimas semanas e abandonei temporariamente praticamente todos os meus hobbies. Acho que só mantive uma lembrança de “vida normal” porque me dediquei muito ao meu trabalho.
Voltar a desenhar e pintar exigiu um pouco de esforço, mas quando eu começo, o processo todo costuma me fazer muito bem, então sempre vale a pena o esforço, mesmo quando não estou muito afim.
Eu tentei recomeçar fazendo sketchs todos os dias. Pelo menos um esboço completo, só com lápis mesmo, em um sketchbook pequeno (A6). Encontrei o livro da Heikala em promoção – ainda foi caro, mas o preço estava mais baixo do que antes – e essa compra foi um acerto porque o livro me deu o empurrão que eu estava precisando nesse momento para voltar a praticar desenho e para continuar estudando.
De onde surgiu a ideia
Eu não sei se vai ser sempre assim, mas as melhores ilustrações que eu já fiz até agora, incluindo essa do post de hoje, surgiram em sonhos.
A ideia surge em algum momento enquanto eu estou dormindo e eu tenho sempre um impulso de querer levantar e pelo menos anotar a ideia, senão fazer logo um rascunho, mas quase nunca levanto e, às vezes, a ideia fica na minha cabeça por vários dias até que eu faça algo com ela.

Acredito que é uma combinação das coisas que eu vejo e penso, na verdade eu li isso em algum lugar, algo assim sobre o processo criativo. Tive um sonho com a personagem deitada em uma nuvem no estilo de balão utilizado em quadrinhos para expressar pensamento, numa espécie de loop onde os pensamentos dela eram a nuvem onde ela se apoiava (?!).
Cometi erros em várias coisas e o resultado final ficou um pouco diferente do que eu queria expressar, achei que a ideia não ficou clara, então eu trabalhei essas alterações no computador.
Eu sonhei com a personagem deitada em uma nuvem no estilo de balão utilizado em quadrinhos para expressar pensamento, numa espécie de loop onde os pensamentos dela eram a nuvem onde ela se apoiava.
O meu objetivo é praticar bastante e aprender o suficiente pra conseguir trabalhar os meus “erros” sem depender de tecnologia. Gosto de arte digital, inclusive é algo que eu também quero fazer, mas como o meu foco agora é arte tradicional, mais especificamente com aquarela, é importante pra mim que eu consiga executar bem a técnica, mesmo que eu não consiga o resultado que eu quero de primeira.

Então acho que eu vou editar no computador sempre que sentir vontade, mas pretendo refazer o desenho até ficar boa (ou morrer tentando haha).
Até o próximo! T
1 Comment
Sarah
6 Agosto, 2020 at 7:43 pmI feel like I’ve had similar experiences where I am trying to articulate an idea and don’t have the correct words to adequately express myself, especially when it comes to creative ideas.