
Aí aparece o Steve Jobs dizendo que “Design é função, não forma”, e eu apareço aqui para discordar. Eu aceitaria se ele dissesse que design também é função, não só forma, porque pra mim, o que não tem forma e só tem função, é simplesmente uma “coisa”. Design não é uma COISA. O mesmo vale para algo que tem forma, mas não tem função. Não é design!
Eu penso no design como sendo uma solução criativa e caprichada na estética para um problema simples ou complexo. Os problemas precedem a solução. Para mim, design é quando você encontra essa solução e a personaliza. O problema é sentar, a solução é uma cadeira e o design é:
Design é o conceito!
Temos o problema etimólogico, já que design não é uma palavra portuguesa. “Em inglês, a palavra design pode ser usada tanto como um substantivo quanto como um verbo. O verbo refere-se a um processo de dar origem e então desenvolver um projeto de algo, que pode requerer muitas horas de trabalho intelectual, modelagem, ajustes interativos, e até mesmo processos de re-design, ou seja, o verbo é sinônimo em português de projetar.” A questão é que as pessoas querem traduzir ao pé da letra e acham que design significa só desenho, ou no caso da profissão de design de interiores: decoração.
A repórter Clara Vanali em um vídeo do site casa.com questiona “O que é design” para alguns profissionais. O vídeo na íntegra está AQUI. Algumas respostas interessantes abaixo:

Você, leitor, precisa saber que o bom design influencia de modo positivo na nossa vida. É uma cozinha bem projetada que te dá prazer ao cozinhar, um quarto que te proporciona uma boa noite de sono e faz você acordar inspirado, um jogo com um gráfico que te atrai, uma logo que associamos à uma empresa só de ver, uma sala que funciona confortavelmente como sala de estar e de TV ao mesmo tempo… Quando o design está presente, você pode até não perceber que é ele o diferencial, mas que vai notar a diferença, isso vai.
Convidei alguns designers para dizer o que eles pensam sobre o tema “A importância do design” e finalizo o post com a opinião deles (Muito obrigada, Thais e Paulo, por aceitarem o convite!).
Se anima pro design weekend e comenta aí embaixo!
1 Comment
Marina Pougy de Magalhães
16 Agosto, 2013 at 3:25 amGostei! Muito legal este paralelo de expor várias teorias de pessoas renomadas e de pessoas comuns, nada pessoal ou contra a Thais ou o Paulo.
bjs
Marina