Mas afinal, é vintage?

Uncategorized

* Post originalmente escrito por mim para o blog sweet dreams * Começo esse post explicando: Retrô é tudo aquilo que é novo mas tem aspecto de antigo e Vintage é tudo aquilo que é realmente antigo, mas tem cara de novo. Já ouvi dizer que nem tudo o que é vintage é retrô (mas tudo aquilo que é retrô é vintage), mas penso que isso se aplique aos objetos e não ao estilo em si. Penso que qualquer pessoa que tenha o estilo vintage, automaticamente tem o estilo retrô e virse-versa, ou seja: Gosta do que tem “carinha” de antigo.
Exemplo:

  1. A geladeira da brastemp (clique), é retrô porque foi criada um dia desses, mas tem pés palito (ítem vintage que surgiu em meados de 1950).
  2. Aquele telefone antigo da sua avó (clique) ou da sua mãe (eu cheguei a ter um telefone desse em casa #velha hahaha) é vintage, porque é antigo mesmo.

quarto da arq. Ana Flávia Dal Fabbro Pois vamos ao que interessa: Os elementos que compõe um ambiente no estilo vintage/retrô:

pé palito Pé Palito Como eu mencionei acima, os pés palito surgiram nos anos 1950 e marcaram a época, sendo portanto, curingas do estilo vintage. Os móveis com pés palito costumam ser um pouco mais caros (acho que é porque esse estilo está na moda), mas fazem toda a diferença em um ambiente. É bater o olho nos pézinhos e lembrar do estilo. Acho que até quem não sabe disso acaba associando inconscientemente devido à tanta divulgação. Então, se você puder, compra uma cômoda, ou quem sabe uma poltrona com esse elemento e veja a diferença por si só.

caixinha-vintage-pinup
Caixinhas
As caixinhas, além de serem úteis para organizar jóias, acessórios e outros objetos, marcam a decoração se tiverem estampas vintage. Traduzindo: vale estampa com fonte no estilo das usadas em propagandas antigas (facinhas de encotrar pra baixar), imagens em pop art ou mesmo caixas na cores azul e vermelho e tons pastéis.
 
Acho que esse quarto da foto é bem conhecido por vocês né? Pois bem, o aspecto vintage desse pedacinho do quarto se deve à máquina de escrever, um pouco ao globo pequenino e ao prato duplo. Retire a máquina, o prato duplo e o globo da foto na sua mente e tente vizualizar. O ambiente fica com um aspeto completamente normal, delicado, mas não vintage. É esse o segredo da coisa, os objetos fazem a diferença. Pede aquele telefone antigo pra sua avó (que provavelmente ela nem usa mais) e coloca no seu criado-mudo, de enfeite mesmo (!).
retro-10 Pôsters com efeito pop-art
Como eu falei acima, o pop art surgiu na mesma época em que o estilo vintage estava em alta (meados de 1950), ou seja, praticamente faz está incorporado ao estilo. Insvista em pôsters nesse estilo (sabe, com cara de revista em quadrinho antiga?!)
Aqui nesse link (clique) dá pra fazer download de várias fontes legais nesse estilo, daí quem quiser, pode criar seu próprio pôster.
Abaixo seguem algumas imagens de padrões que podem ser usados na parede no estilo retrô. Lembrando que não há regras. Qualquer elemento que passe um sensação de antigo já vai fazer a diferença.

Padrão florido vintagepapel de parede retrô jornalpapel de parede vintagepadrão pop art
Finalizando, seguem algumas imagens de quartos no estilo retrô pra servir de inspiração:20-cool-headboard-alternatives-10
Pop-art-inpsired-bedroom-ideal-home
quarto-da-avo-retro-imagens[1]
retro-pop-art-paintings-bedroom-610x681
E aí, o que vocês acham, é vintage? ASSINATURA

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply