como-se-organizar

Top 8 ferramentas para organização, motivação e planejamento

Entretenimento

No post de hoje, eu listei algumas descobertas que fiz nos últimos meses sobre hábitos e ferramentas para organização, motivação e planejamento.

Frequentemente eu tenho me encontrado na situação de precisar resolver muito rápido uma grande quantidade de tarefas pequenas, mas que precisam de bastante atenção e surgem PRA ONTEM. Em consequência disso, quase sempre tenho que adiar outros compromissos/objetivos não tão urgentes, mas importantes pra mim. Como administrar esse problema e conseguir conciliar produtividade com cansaço emocional?

Manter o corpo hidratado ajuda a evitar a fadiga

Leia também: Aplicativo para focar nos estudos | 6 aplicativos para melhorar seus hábitos

Minha lista para organização e produtividade

Mais abaixo explico melhor sobre a minha escolha para cada item. Lembrando que os comentários no final desse post são muito bem vindos, especialmente se você puder adicionar algo a essa lista ou tiver experiência com algum item dela, tá bom? 🙂

  1. Notion
  2. Planner de papel
  3. Track de hábitos
  4. Pomodoro
  5. Beber água
  6. Exercício físico/Yoga
  7. Meditação/Praticar um hobbie
  8. Fazer listas (!) e definir metas realistas

Os quatro primeiros itens são ferramentas e os quatro últimos são hábitos. Lembrando que ambos estão extremamente conectados (algo que eu aprendi na prática depois de errar MUITO!).

O Notion é um aplicativo que pode tanto ser instalado no computador/celular quanto pode ser acessado apenas no seu navegador. É o mais completo que eu já vi/usei até agora. Ele funciona basicamente como uma junção de vários outros aplicativos e a vantagem que eu vejo nele é justamente essa, de ter tudo organizado em um lugar só. Achei ele um pouco difícil de usar no começo porque ele tem muitas opções, mas vi alguns tutoriais e fiz o máximo que eu consegui para não criar milhões de páginas.

Antes de configurar o meu notion, eu fiz um resumo à mão (caneta e papel mesmo) com as principais categorias de coisas que preciso administrar no momento e pelos próximos meses. Aqui já entra o item 2 da lista: planner de papel. Eu sou da geração que a tecnologia só alcançou de verdade já na adolescência, então eu não consegui desapegar dos itens de papelaria. Mesmo tendo bastante acesso à tecnologia, eu preciso de colocar as coisas no papel, mesmo que não seja tudo.

Definindo categorias de organização

Consegui resumir a minha vida em 6 categorias principais: Estudar/Pibic, Desenhar/Pintar, Leituras, Blog/Youtube, Trabalho e cursos de aprimoramento. Cada uma dessas categorias possui subcategorias, que por sua vez, possuem etapas.

Para executar bem e evoluir em algumas dessas categorias eu precisei desenvolver uma habilidade e eu só consegui isso mudando ou cultivando algum hábito. Comecei a usar o app Loop porque ele é muito simples e me permite ver todas as coisas que comecei a registrar para que virem hábitos na mesma tela. Depois de algumas semanas registrando meus acertos (tudo bem falhar uma vez ou outra) eu já fico tão acostumada a fazer aquilo que vira um hábito e então já posso tentar trabalhar em outra melhoria.

Planner 2020 que desenhei e produzi para a Diário Estranho (é o planner que eu uso atualmente)

Já comentei sobre o método pomodoro aqui. No momento, para contabilizar tempo de foco e intervalos, eu uso o app Focus To-do, porque nele também consigo criar projetos e contabilizo o tempo gasto em cada etapa, mas existem muitos apps bons para isso.

Existem vários benefícios em beber água, mas eu investi nisso especialmente para evitar a sensação de fadiga. Sempre que bebia pouca água eu ficava muito cansada na metade do dia sem entender o motivo e começar a manter o meu corpo hidratado ao longo do dia melhorou muito esse problema, me sinto bem mais disposta.

O mesmo vale para atividade física/Yoga (eu mesma pratico mais yoga do que outros exercícios): vários benefícios para a saúde, mas para quem trabalha por longas horas no computador ou com alguma atividade repetitiva é INDISPENSÁVEL. Eu sentia constantemente dores nos ombros, nas costas, no pescoço… além de melhorar tudo isso, atividade física ajuda muito a melhorar o humor e sentimentos depressivos.

Meditar para mim equivale ao exercício físico, mas para a minha mente. Eu tenho parado para meditar nem que seja por 3 minutos por dia e isso ajudou a melhorar tantas coisas na minha personalidade, no meu auto-conhecimento e na maneira como eu enxergo o mundo… eu não sou uma pessoa muito espiritual nem nada, talvez por isso eu sempre olhei para a prática da meditação como algo meio enganoso, achava que era bobagem. Eu não poderia estar mais enganada.

Quando os hobbies se misturam com trabalho

Sobre praticar um hobbie, bom, a minha vida profissional se confunde completamente com os meus hobbies, então esse tem sido uns dos aspectos mais difíceis pra mim até agora. Me peguei trabalhando em vários finais de semana porque eu me divirto trabalhando e quando não estou fazendo isso é como se eu não tivesse mais nada pra fazer (????). Em tempos normais, eu gosto de viajar ou de encontrar amigos para fazer alguma coisa. Mas como estou isolada em casa há 5 meses…enfim, eu fiz uma lista!

Fazer listas sempre retira um peso das minhas costas. Me ajuda a entender o que eu tenho que fazer, entender meus prazos e a ter noção de como estou gastando o meu tempo. Listei os meus hobbies e comecei a me obrigar a praticar mais algumas das poucas distrações que não se misturam com trabalho.

Demorei a perceber que as minhas listas precisavam ser REALISTAS e agora eu gosto de fazer listas, principalmente de tarefas, pensando em mais ou menos quanto tempo eu vou gastar em cada tarefa. Não dá pra colocar 15 tarefas de 2 horas cada em um dia, não é mesmo? Mas eu colocava e chegava no final do dia super frustrada por sentir que não tinha feito quase nada (risos).

Eu não pretendia escrever tanto, mas se você chegou até aqui na leitura, espero que esse post tenha sido útil! Quase nada que eu citei é fácil de praticar, exige esforço e alguns testes pra ver o que vai funcionar melhor para você, mas depois que você entender isso, as coisas vão começar a fluir naturalmente.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Eu não tenho nada para o meu portfólio! - Opinião da designer | Eu Thyeme
    19 Agosto, 2020 at 8:51 pm

    […] o meu trabalho. No início, foi meio confuso porque eu faço e quero melhorar em muitas coisas. Mas fiz uma lista para organizar os meus pensamentos, objetivos e as habilidades que eu já tinha (para minha surpresa, eram mais […]

  • Reply
    Sarah
    15 Agosto, 2020 at 4:24 pm

    This post was helpful, especially when you talk about your work/hobby overlaps. People don’t really talk about that space where you are doing something you enjoy AND it also contributes to another area of your life.

  • Leave a Reply