garota-exemplar-garota-no-trem

Suspense psicológico

Livros

A primeira vez ouvi falar de “a garota no trem” foi em um grupo de whatsapp, com dois amigos fazendo uma espécie de código com as palavras para não distribuírem spoilers indesejados. Foi então que eu percebi que aquele livro que eu estava vendo em todos os lugares na internet e que não parecia tão legal poderia me surpreender. Peguei uma sessão sozinha no cinema e lembro de ficar me encolhendo de agonia (e de chateação porque tinha um casal do meu lado que não parava de discutir a história enquanto o filme passava). Depois resolvi ler o livro porqueolivroésempremaisdetalhado. Mas tanto em relação a “Garota exemplar” quanto “A garota no trem”, o filme é bem fiel ao livro, pouquíssima coisa muda e o final é o mesmo.

“Garota exemplar” é um livro da Gillian Flynn que conta a história de um marido desesperado para encontrar a esposa desaparecida e que acaba por se tornar o principal suspeito do desaparecimento ou, possivelmente, do assassinato dela. O interessante é que a história, que começa girando em torno dele, ao poucos vai passando para ela, que deixa de ser apenas a esposa exemplar desaparecida e começa a ser mostrada como uma personagem fortíssima. Acho que é nesse ponto em que eu encontrei a semelhança com “A garota no trem”, livro de Paula Hawkins, que tem três narradoras diferentes, todas mulheres. Elas começam como estereótipos tão clichês – aquela que não consegue superar o fim do relacionamento, a esposa perfeita, a amante que só pensa em roubar o marido de outra – e vão ganhando um novo sentindo quando as conhecemos melhor. Nesse livro, uma mulher que sempre pega o mesmo trem acaba se envolvendo com a investigação do desaparecimento de uma outra mulher que ela costumava observar sempre que o trem passava pela residência dela.

Nas duas histórias há um suspense psicológico. São histórias distantes da realidade, de certa forma, mas que descrevem incrivelmente bem sentimentos e situações que as mulheres costumam enfrentar diante da sociedade e em meio a relacionamentos abusivos (que não parecem abusivos, mas que são). Pessoalmente, foram dois livros que me fizeram amadurecer e prestar atenção em coisas que antes eu não notava.

LEIA MAISFilmes de suspense | Realidade cruel

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply