livro-dali

Salvador Dalí

Arte

livro-salvador-dalilivro-salvador-dalilivro-salvador-dali

Arte é um assunto muito complexo pra mim. Algumas obras custam uma fortuna enquanto outras parecem não ter tanto valor assim e sempre estou me questionando sobre quais são os critérios envolvidos nisso. Então há algum tempo eu comecei a pesquisar mais sobre tudo o que envolve esse assunto, lendo sobre os movimentos artísticos, visitando todas as exibições possíveis, procurando conhecer as obras não famosas dos artistas famosos e lendo a história da vida deles. É muita coisa e provavelmente nunca vou conseguir conhecer tudo (já que faço por hobbie), mas enquanto eu puder continuar aprendendo, assim será. Já fiz post sobre a biografia do Van Gogh e agora é a vez do Salvador Dalí.

Comprei esse livro em uma banca de revistas que fica em frente ao MASP lá em São Paulo. Custou só R$10,00 e parece com esses livros que são vendidos em coleções de jornal, sabe? Dá para comprar clicando AQUI. Ele é bem resumido e o foco é mais nas obras do Dalí do que na vida dele, mas ainda assim consegui descobrir muita coisa que eu nem imaginava sobre ele e o surrealismo.

Quem me segue no snapchat (thyemef) foi conhecendo as obras junto comigo, especialmente porque sempre que eu parava para ler ficava ou muito chocada ou morrendo de rir, aí tirava uma foto e compartilhava lá. Eu tive essas reações agora em 2015, imagine como eram as reações na época em que as pinturas foram exibidas!


O legal é que além de mostrar a foto das obras, o livro ainda tem ampliações e comentários sobre vários detalhes das pinturas. Me incomoda um pouco o tamanho do livro (largura e altura) porque não é um tamanho padrão daí é difícil de guardar, mas adorei que o papel usado é grosso e brilhante.

Quero ler “diário de um gênio” que são as memórias que ele decidiu escrever antes de morrer e que conta mais sobre a relação dele com o Lorca (famoso poeta espanhol), com quem viveu um romance. Assisti ao filme “poucas cinzas: Salvador Dalí” que conta a história desse relacionamento deles e mostra um pouquinho de como foi o período de Universidade da vida dele. Mas ainda continuo curiosa por essas memórias.

Fiz um vídeo (acima) em que mostrei um pouco mais sobre as obras que me chamaram a atenção. Ainda não sei qual será a minha próxima leitura de arte, mas vai aparecer aqui no blog, isso é certeza. Aproveita e me conta qual artista inspira você!

Beijos e até mais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply