livro-vocacao-para-o-mal

O que eu achei do livro vocação para o mal

Livros

Vocação para o mal (título original em inglês career of evil) é o terceiro livro da série sobre o detetive Cormoran Strike, do autor Robert Galbraith (pseudônimo de J.K. Rowling).

Livros de suspense, principalmente suspense policial (olá amantes de Agatha Christie, Stieg Larsson, Conan Doyle e afins) raramente me decepcionam e, ao mesmo tempo, precisam de muitas coisas para me surpreender, que foi exatamente o caso de vocação para o mal.

Sinopse de vocação para o mal

Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que contém a perna decepada de uma mulher. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica menos surpreso, mas não menos alarmado (fonte: editora Rocco). Três suspeitos, trazidos do passado do detetive, passam a ser investigados, levando a narrativa para três histórias dentro de uma e explorando diferentes aspectos de crimes brutais.

Não consegui mais pausar a leitura

Precisei de um mês para concluir a leitura (com várias outras leituras em andamento), o que pra mim é um tempo bem curto para concluir um livro de 496 páginas. A história vai se desenvolvendo e você não apenas quer saber sobre quem enviou a perna – e porquê – mas também qual será o próximo passo do assassino e do detetive. Além disso, a narrativa vai envolvendo outros personagens interligados com os personagens principais e desenvolvendo mais sobre a vida deles também.

Gosto muito do personagem principal, o detetive Cormoran Strike. Robert Galbraith (que por sinal tem um site muito legal) criou uma história de vida para ele cheia de ganchos interessantes e dá vontade de descobrir mais não apenas sobre a parte policial, mas também sobre a vida pessoal dele, com relacionamentos conturbados, tanto amoroso como familiar.

Outra coisa bem legal desse livro em específico é que os capítulos tem trechos de música da banda Blue Öyster Cult, que envolvem toda a narrativa. Gosto muito de uma música deles “(don’t fear) the reaper” que tocou no final da segunda temporada de Orange is the new black e achei bem legal ir conhecendo as outras músicas enquanto lia a história.

Pontos negativos sobre a leitura

SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!! SPOILER!!!

Eu não lembro de nos outros dois livros dessa série – O chamado do cuco e o bicho-da-seda – o relacionamento da Robin com o Strike estar caminhando tanto pra um romance. Isso foi um ponto que me incomodou muito (opinião completamente pessoal, ok?) porque eu via a Robin como uma personagem muito sensata e profissional e, embora o noivo dela seja um personagem bastante intragável (sempre achei), nunca pensei que funcionaria uma paixão entre ela e o detetive. No máximo, um casinho. E justo nesse livro, tanto ela quanto o Strike tem uns momentos muito patéticos e que não parecem encaixar direito com o que eu já tinha de contexto sobre os dois.

Achei um pouco forçada a possibilidade de um relacionamento entre os dois.

Vocação para o mal tem muitas críticas relacionadas com feminicídio, o que é ótimo! Especialmente considerando-se alguns posicionamentos polêmicos da J.K Rowling. E então surge uma rivalidade feminina um tanto desnecessária, por causa de um homem (surprise surprise), com uma personagem que nem chegou a ser desenvolvida, que apenas é colocada na história como “vilã”, a mulherzinha vaziaquedormiucomfulano e quer destruirorelacionamentodaciclana.

Quem é que tem paciência pra isso em 2020?

Sobre o suspense em si, eu geralmente não sou muito exigente pra que a história tenha todos os pontos muito bem fechados. Ainda assim achei que alguns desfechos (lembre que são três casos dentro de uma história só) foram muito bobos considerando que o plot foi tão bem desenvolvido no começo e no meio.

Minha limonada favorita com limão siciliano e hortelã acompanhando minha leitura no dia das fotos para esse post

Apesar de todas essas considerações negativas, quando eu finalizei o livro fiquei super triste pensando que ainda teria que esperar muito até o próximo livro ser lançado. E fiquei MUITO feliz quando logo depois descobri que na verdade já havia sido lançado e traduzido para o português, e já estou lendo o quarto livro: branco letal (consegui o e-book na amazon por R$13,00).

Links para comprar Vocação para o mal:

Em português: Amazon | Em inglês: Book depository

Esse post contém links de afiliado. Caso você efetue alguma compra seguindo os links, uma pequena porcentagem vai para o blog.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply