frida-kahlo-ccbb

Exposição Frida Kahlo

Arte

frida-kahlo-ccbb

No final do mês de Maio eu fiz uma visita à exposição da Frida Kahlo no CCBB Brasília e fiz algumas fotografias para compartilhar a experiência aqui no blog mas acabei nunca postando…até agora. Na verdade, a exposição não era apenas da Frida Kahlo e sim uma coletânea de obras de artistas mexicanas surrealistas – todas mulheres. Achei isso muito legal porque, embora algumas das pinturas mais importantes da Frida não estivessem presentes, tive a oportunidade de conhecer outras artistas maravilhosas e menos famosas.

frida-kahlo-ccbb

Um episódio durante essa visita me fez repensar sobre a minha postura enquanto expectadora das coisas. Fui empurrada para o lado enquanto observava uma pintura porque uma mulher estava tirando fotos da filha (de uns 9 anos mais ou menos) perto de todos os quadros e “a bateria do celular já ia descarregar”. Assim, existe tanta necessidade de guardar cada segundo em fotografia? Eu mesma já estava ficando viciada em tirar as fotos e logo em seguida olhar para ver se a foto ficou boa ou não e acabava me distraindo e perdendo a experiência, que é basicamente ver as obras de perto. Afinal de contas, se for para olhar as fotografias nem precisa de visita, basta abrir o google imagens, não é? Isso me fez largar um pouco de lado o celular e prestar mais atenção (por isso não tenho muitas fotos aqui no post).

frida-kahlo-ccbb frida-kahlo-ccbb frida-kahlo-ccbb

Logo após visitar a exposição eu comecei a ler a biografia da Frida Kahlo (escrita por Hayden Herrera) e admito que só assim eu consegui entender alguns aspectos da pintura dela que antes me deixavam um pouco angustiada (pra ser mais específica, as representações do Diego Rivera). As obras dela são muito pessoais e carregadas de significados, o que torna tudo mais interessante na minha opinião.

Sobre a exposição em si, segue trecho do folheto distribuído para os visitantes:

“Esta parcela da produção mexicana realizada por mulheres que traçaram uma visão potente do país recorrendo a questões oníricas, subjetivas e de raízes populares, sugere características de um surrealismo muito diferente daquele daquele observado nos países onde essa expressão já está mais domesticada.”

Rosa-Rolanda-autoretratoAcima, pintura de Rosa Rolanda – uma das minhas preferidas da exposição
frida-kahlo-ccbb frida-kahlo-ccbb

Alguns trajes típicos que a Frida Kahlo costumava usar estavam expostos. Eles eram enormes, coloridos e lindos. Descobri lendo a biografia que ela não os usava simplesmente pra ter um estilo marcante ou apenas pra reforçar as suas origens, mas para disfarçar os defeitos do próprio corpo. Ela sofreu um acidente de ônibus no começo da adolescência que trouxe sequelas com as quais ela teve de lidar pelo resto da vida. Na exposição também estavam presentes algumas das pinturas que ela fez sobre aborto.

E por fim, vou deixar uma lista com o nome das outras artistas presentes na exposição:

Até o próximo post!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply