ex-libris

Ex Libris

Arte

No primeiro semestre desse ano uma das matérias que cursei na UNB foi introdução à gravura. A disciplina foi dividida em vários tópicos e um dos meus preferidos é o tema desse post: ex libris. De acordo com a WikipediaEx libris (do latim ex libris meis) é a expressão que significa, literalmente, “dos livros de” ou “faz parte de meus livros”, empregada para associar o livro a uma pessoa ou a uma biblioteca. A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão “Ex libris” seguida do nome do proprietário. É possível que contenha um lema, ou citação.” Meu professor explicou que a ex libris agregava valor à livros da coleção de autores famosos e que era comumente utilizada por eles.

ex-libris

Não sei exatamente explicar a razão de eu ter gostado tanto desse tópico, mas a produção de ex libris da minha turma inteira era muito interessante e muito característica de cada um. O processo de produção foi trabalhoso pois utilizamos goivas para fazer o encave na borracha, mas nesse material eu não consegui executar o nível de detalhamento que eu queria, então acabei fazendo a minha ex libris no MDF. A impressão consiste em preparar a tinta offset, utilizar um rolo de borracha sobre a matriz e em seguida utilizar uma colher de pau para fazer a gravação no papel. O objetivo era conseguir no mínimo duas cópias idênticas e só depois de muuuuitas impressões é que isso foi possível (no meu caso). É um processo arcaico, mas único e muito prazeroso de ver o resultado. Abaixo seguem algumas imagens da minha matriz, de algumas impressões e dos meus livros já carimbados com a minha representação:

ex-librisex-librisex-librisex-librisex-libris

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Xilogravura - Opinião da designer
    14 Outubro, 2017 at 7:32 am

    […] gravura”, que é uma matéria obrigatória do curso de artes visuais lá na UNB. Já fiz um post anterior comentando sobre uma das coisas que produzimos nessa mesma disciplina – o ex libris – […]

  • Leave a Reply