decorar-organizar-comoda

Dicas para decorar e organizar a cômoda

Algumas notas sobre

Esse post está cheio de dicas para decorar e organizar uma cômoda porque eu mesma, uma designer de interiores, estava com esse móvel bagunçado, difícil de limpar rapidamente e feio de olhar. Pesquisei várias referências no Pinterest – algumas in-crí-veis e outras que eu espero nunca mais ver – e após semanas com as minhas coisas organizadas de maneira tão prática, fiz uma compilação de ideias e sugestões para compartilhar com vocês.

decorar-comoda
Fonte das imagens: Esquerda | Direita

Não esqueça de seguir o blog no BLOGLOVIN

Selecione o que você precisa

Eu não tenho espaço no banheiro para colocar os meus produtos de higiene pessoal, skincare, perfumaria, maquiagem… e estava deixando TUDO em cima da cômoda, tanto produtos de uso diário quanto produtos de uso raro.

Então a cada dia os produtos estavam em uma posição diferente, era difícil de pegar algumas coisas e tudo acumulava poeira com uma facilidade chocante (e dava uma preguiça enorme de limpar porque precisava retirar toda essa bagunça para passar um pano).

Então eu peguei uma bandeja e coloquei nela apenas os produtos que eu realmente preciso usar diariamente/semanalmente. O restante eu guardei em uma prateleira no armário e alguns eram apenas embalagens vazias (!) e foram para a lixeira.

A foto acima, na direita, tem um exemplo de como fica a organização na bandeja. Na foto são bebidas, mas é a mesma coisa com os produtos. Agora cada coisa está no seu devido lugar e a limpeza da cômoda ficou bem mais fácil.

decorar-comoda
Fonte das imagens: Esquerda: pinterest (não encontrei a fonte original) | Direita

Equilíbrio na composição é tudo!

Eu já utilizava um prato duplo de cerâmica (desses de colocar doces para arrumar a mesa) para guardar minhas bijuterias, mas retirei várias bijuterias dele – as que não uso com frequência – e guardei em caixinhas.

Nesse organizador só deixei os acessórios que uso com muita frequência e pra que ele ficasse mais alto, coloquei sobre uma das caixas. Assim eu consegui uma composição visual fazendo um contraste de altura entre o prato duplo e a bandeja.

Visualmente fica mais bonito compor as coisas com alturas diferentes. Pode ser de forma simétrica ou assimétrica, o importante é ter equilíbrio. Ler isso é mais difícil de entender do que vendo. Então observe nas fotografias abaixo como as coisas não estão em linha reta: as velas são mais altas, os livros estão empilhados e o abajur é maior que o vaso de plantas.

ideias-para-decorar-comoda
Fonte das imagens: Esquerda | Direita superior | Direita inferior

Fiz algumas ilustrações para deixar esse post mais divertido e explicativo. A organização e decoração da minha cômoda ficou exatamente como na última ilustração abaixo.

itens-para-decorar-organizar

A principal ideia é organizar e decorar misturando elementos de valor sentimental com objetos feitos para organizar (ou que podem ser usados para organizar, como é o caso das bandejas).

Se você decidir comprar novos itens só para isso, favoreça as cerâmicas, caixas revestidas com tecidos ou materiais fáceis de limpar, mas evite plástico (que pode ser muito útil para guardar coisas dentro do ármario mas para deixar exposto não costuma ficar muito bonito.

comoda-decorada-ilustracao

Já me segue lá no instagram?

Esse é o primeiro post de uma série de organização e stylish, espero que tenha sido útil e inspirador. Se ficou alguma dúvida, só deixar um comentário!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply