bonjour

Aprender francês pela internet

Algumas notas sobre

Olá olá! Tudo bem por aí?

Já comentei algumas vezes por aqui sobre estar tentando melhorar o meu inglês com a ajuda da internet. Eu fiz 3 anos e meio de CCAA (amo, amo, amo!), fora ter estudado isso na escola durante todos os meus anos de estudante, então acho que eu aprendi o que funciona e o que não funciona pra mim quando se trata de aprender um novo idioma. Por isso, quando resolvi que ia mesmo me disciplinar para aprender francês – porque queria há muito tempo, mas sempre desistia – recorri ao combo internet + técnicas que aprendi estudando inglês. Cursos de idiomas são ótimos, especialmente quando estamos começando. No entanto, francês não é algo que eu precise de aprender, então ao invés de me comprometer com um curso agora, minha escolha foi começar aos poucos estudando sozinha de acordo com o meu próprio ritmo e futuramente fazer um teste de nivelamento e aí sim, fazer um curso que me auxilie com a pronúncia e as dúvidas. Nesse post vou compartilhar a minha fonte de estudo com vocês e a minha ~rotina~.

Francês zero – Foi por onde eu comecei. São dois professores, um francês que fala português e uma brasileira que fala francês. Eles disponibilizam as aulas nos módulos básico e intermediário, sendo que os primeiros episódios de cada módulo são grátis. A didática deles é muito boa e mesmo que você não pretenda fazer os episódios pagos, vale muito a pena acompanhar os que são grátis. Tem áudio, exercícios e eles ainda indicam sites complementares em cada lição.

Learn french with Vincent – É um canal no youtube com aulas de francês (tradução para o inglês). Acho um pouco difícil de acompanhar porque eles postam muitos vídeos por dia e alguns tem horas de duração. Mas sempre pesquiso lá quando tenho dúvidas de algum tema específico (gramática, pronúncia e etc) e sempre encontro algum vídeo com a explicação.

Talk in FrenchAulas de francês com tradução para o inglês. Eu adoro os e-mails que eles enviam quando você assina a mail list. São poucos e-mails (geralmente só aos Domingos) e sempre tem dicas legais, não só sobre idioma mas sobre cultura também. O site tem a versão de aulas pagas, mas a variedade de conteúdo grátis é enorme – tem ebooks, áudios em MP3, podcast e assim por diante.

French words – É uma página no facebook e um tumblr com imagens muito fofas com palavras em francês e na legenda eles escrevem a tradução para o inglês. É tipo consultar uma palavra nova no dicionário todos os dias (é assim que eu faço) e aos poucos você vai assimilando melhor a grafia.

aprendendo-frances

No youtube eu ainda acompanho o canal de dois franceses, o Cyprien – quase não entendo nada do que ele fala, mas os vídeos são divertidos e é legal ouvir ele falando – e Antastesia, que faz a maioria dos vídeos em inglês (com o sotaque mais fofo que eu já vi) mas faz alguns vídeos ensinando coisas sobre o idioma.  De vez em quando eu também assisto alguns filmes franceses, vou deixar aqui o nome de três que eu gostei muito: “O fabuloso destino de Amelie Poulain”, “há tanto tempo que te amo” e “azul é a cor mais quente”. Nesse post do blog Janelas abertas tem outras dicas de sites e aplicativos. Ah, se você não for muito tímido, pode tentar um intercâmbio online com franceses que estejam aprendendo português. No aplicativo 9gag chat tem um grupo para pessoas interessadas em fazer isso, só postar uma foto lá divulgando o que você está procurando e esperar as respostas (e filtrar as pessoas né! Dê uma olhadinha nos grupos que essa pessoa participa no perfil dela…). Existem vários aplicativos legais para praticar o idioma com pessoas de outras países.

Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, deixa um comentário que talvez eu posso ajudar :)

À bientôt!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply