A história do guarda-roupa

Uncategorized

No post de hoje, vamos falar sobre a história do guarda-roupas, closet, armário… não importa o nome, porque que no fim das contas, a origem é a mesma.

Pois bem, de acordo com a professora de decoração Wylma Ferraz, da escola Colméia, antigamente as pessoas guardavam as roupas em baús e caixotes, sempre na horizontal. Apenas por volta dos séculos IX e X d.C. começaram a aparecer os primeiros armários verticais. “Eles tinham este formato pois eram feitos para guardar espingardas – daí o nome ’armário’, derivado de arma”, explica Wylma. Segundo ela, as peças eram sempre de madeira, material abundante e relativamente fácil de manusear. Com o tempo, os nobres passaram a ter depósitos de armas cada vez mais suntuosos e os armários começaram a ser usados para guardar o vestuário.

O título de guarda-roupa era equivalente a um cargo honorífico usado nas casas reais do Brasil e Portugal. Eram escolhidos geralmente entre a nobreza titulada e os fidalgos, eram nomeados diretamente pelo monarca. Tinham as funções áulicas de apoio e cooperação direta ao rei e sua família, sem serem serviçais, nas residências reais, em períodos alternados de tempo, e por isso eram chamados também de semanários e, genericamente, de camareiros.

No século XIX, o guarda-roupa começou a se desenvolver em sua forma moderna, com um armário pendurado em cada lado, uma pressão na parte superior da porção central e gavetas abaixo. Como regra muitas vezes era de mogno. O penúltimo passo na evolução do guarda-roupa foi tomado quando as portas centrais, que fechavam previamente apenas a parte superior, foram transportados para o chão, abrangendo as gavetas, bem como as prateleiras deslizantes, e muitas vezes equipado com espelhos.

wardrobe-1Armário de carvalho com painéis losango levantadas para as portas.
Período Jacobean. Segunda metade do século XVII.

wardrobe-2Walnut Press, decorado com marchetaria e friso arredondado.
Período Rainha Anne. Aproximadamente século XVIII.

wardrobe-3Armário de mogno com painéis chanfrados na parte de cima que contém tabuleiros deslizantes. Período georgiano precoce. Cerca de 1725.

wardrobe-4Guarda-roupa de mogno com formatos ovais nas portas.
Os pés são do tipo suporte moldura de cornija. Período Sheraton. Ceca de 1780.

02

03

Outros posts: Closet usando araras | Closets

(Fontes: Guarda-roupa, Wardrobe, Guarda-roupas, Armário )

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Armários e guarda-roupas - Toque a campainha | Blog Tudo Sobre Nós
    10 Julho, 2017 at 11:49 am

    […] Tomei a decisão de pesquisar mais sobre o tema e como sou “cabeça dinossauro” ou “nerd” ou “geek” ou uma pessoa com uma curiosidade infinita, achei coisas bem bacanas como a leitura do blog da designer Thieme Figueiredo :  Historia do guarda roupas […]

  • Reply
    marvel smith
    16 Janeiro, 2013 at 11:47 pm

    Nice wardrobes. But I am Looking for the Wardrobe 3 doors (Guarda-roupa 3 portas). Could you suggest me few of them for my bedroom.

  • Leave a Reply